Lifestyle

Uma mensagem de boas vindas ao Chandrika!

05/10/2017

Uma mensagem de boas vindas ao Chandrika! | Camile Carvalho - Chandrika Yoga

Após meses de construção, de anotações, rabiscos e reformulações, enfim o Chandrika está no ar. Chandrika, em sânscrito, significa brilho da lua. Num sentido mais romântico podemos dizer que na escuridão da noite, nos guiamos pela sua refulgência. Se formos pelo lado devocional, da Bhakti Yoga, Chandrika é a forma amorosa como Krishna chamava sua amada Radharani.

Em 2008, quando comecei a frequentar a escola da Bhakti Yoga (yoga da devoção) Vaishnava, meu tão querido mestre espiritual me iniciou com o nome Chandrika Devi Dasi. Sempre fui conhecida com este nome entre amigos e amigas do templo, mas poucos aqui fora sabiam do meu nome. Mas agora senti que é o momento de me expressar com este nome também no meio do Hatha Yoga durante minhas aulas, textos pela internet e em outros campos da minha vida. Afinal, é um nome auspicioso demais para ser usado apenas entre um grupo específico.

Ultimamente tenho dedicado meus estudos à saúde como um todo, abarcando holisticamente o ser humano e entendendo que muitas dores as quais sentimos têm origens muito mais profundas, talvez até ancestrais. Se por um lado nossa sociedade moderna ocidental aborda a ciência como conhecimentos dentro de caixinhas, a visão holística tem uma abordagem mais ampla, integrada, como uma teia. E não apenas o indivíduo é um sistema único, mas também a nossa presença no meio em que vivemos. Nós não estamos na natureza. Nós SOMOS a natureza.

Quando o meio em que vivemos adoece, não é espantoso que também adoeçamos. Todos somos um. Não há separação entre eu, você, e o meio em que vivemos. Não há separação entre o pássaro que pousa em sua janela, entre o rio que corre pelas montanhas nem entre a pedra que nasce, cresce e morre. Todos somos integrados, seres vivos e pulsantes. Nosso planeta pulsa. Nosso universo respira em harmonia.

Por muito tempo tentei me enquadrar em caixinhas. Sou Médica Veterinária, como vou estudar Comunicação agora? Tenho um blog sobre minimalismo, como vou falar sobre yoga? Gosto da meditação budista, como vou frequentar um templo Vaishnava? Passamos o tempo todo nos rotulando, e ao rotularmos o mundo, excluímos outros saberes, outras experiências. Nos retiramos da presença do TODO, perdendo a oportunidade de experienciarmos a grande Teia da Vida.

Yoga e flor de lótus - Chandrika Yoga por Camile Carvalho

Recentemente iniciei oficialmente meus estudos em Ayurveda. Já vinha estudando de forma independente através de workshops, livros e webinários, mas este mês iniciou minha formação. Sinto que neste momento estou abrindo mais uma porta que me conduzirá a  um jardim tão florido, que terei que passar muitos anos admirando, compreendendo e aprendendo sobre cada nova cor que encontrar. O Ayurveda, ciência da saúde tradicional (mais antiga do mundo) nos traz esta compreensão integral e nos coloca como participantes do planeta, não como um homem dominador e explorador que tudo pode. Além disso, também está – junto com o Yoga – me fazendo olhar para dentro, entender melhor meus processos, e me conectar com o sagrado que há em mim. E toda essa experiência me leva a uma época que ficou no passado, em uma caixinha, mas que sou feliz em convidá-la a voltar a fazer parte de mim: o sagrado feminino.

E é com essa energia, da sustentabilidade, dos ciclos da natureza, do autoconhecimento do Yoga e da saúde holística, que inicio timidamente este projeto Chandrika Yoga. Acredito que em breve teremos muitas transformações por vir, à medida em que eu me aprofundar nos estudos Ayurvédicos, iogues e abraçar – ainda mais – a cultura indiana e tantos outros saberes ancestrais que tanto admiro e que sinto um chamado.

Portanto, sejam muito bem vindos(as). Que aqui possa ser um espaço de trocas, inspirações, informações úteis e transformadoras. Este site/blog será um lugar de comunicação entre meus alunos e não-alunos. Entre pessoas de bem, que estão neste caminho de busca, de autoconhecimento e de iluminação. Que eu possa servir de ponte a todos. Que a luz da lua nos guie por essa estrada tão linda.

Namaskar!

Acompanhem minha trajetória pelo Facebook e Instagram. Caso queiram conversar comigo, envie um email para yoga@chandrika.com.br que terei o prazer em responder.

Gostou? Compartilhe!
Share on Facebook29Tweet about this on TwitterShare on Google+0Share on Tumblr0

comentários via facebook

2 comentários leave one →

  1. Dulce

    Admiro muito sua determinação e seu interesse em estudar e divulgar essa cultura milenar que é o yoga e a ativerdes. Me sinto privilegiada de ser sua amiga e poder “sugar” um pouquinho de toda a sua sabedoria e experiência. 🙏🏻💕

    Responder
    • Eu que agradeço o carinho, Dulce! E vamos juntas nessa jornada que o caminho é longo mas apaixonante! Pode contar comigo!

      Responder

Deixe seu comentário: